sábado, 7 de abril de 2012

A Quem procurais?


Padre Fabrício Andrade
Aqueles que procuram Jesus somente pelo que ELE faz, é incapaz de suportar o peso que ELE é
As coisas do Senhor ou o Senhor das coisas?
Aqueles que procuram apenas o milagre não suporta o peso de seguir a cristo  naquilo que ele é.
Não existe pecado em buscar as curas , mas, é preciso ser um seguidor.
O que farei quando Jesus me curar?
Vamos ver dois grupos:

1º Grupo
2º Grupo
Evangelho de São João 1,35-41

-Está convidado a conhecer Jesus de fato e a seguir e a busca-lo;

- Fazer a experiência com Cristo 

-João Batista conduz um pequeno grupo de dois discípulos

-Estava sem nada, deixaram tudo para seguir o Senhor;

- Terminou sua experiência proclamando:“Encontramos o Cristo!”

-Fez a experiência de procurar o Mestre e, mesmo em pequeno número, fizeram a melhor experiência.
Evangelho de São João 18,1-8 e, depois, no versículo 12;

- Encontramos Judas e um batalhão;

- é conduzido por Judas, o qual é composto por um batalhão.

-Responde que procuram Jesus de Nazaré, Aquele que era considerado um desordeiro, um criminoso.

- Busca Jesus como uma mercadoria que Judas tinha vendido por 30 moedas de prata. Da mesma forma que fazemos quando compramos um produto e vamos à loja, petulantes, exigir o produto que não nos foi entregue. Assim chegou aquele batalhão, como que dizendo: “Nós queremos aquilo pelo que pagamos”.

- “Prendemos o Cristo!”.



Na escola rabínica, é de costume os discípulos escolherem seus mestres, porém com Jesus é diferente, porque é Ele quem nos escolhe;
Jesus estava disposto a se revelar por inteiro para os dois grupos, porém, o segundo tem uma decisão diferente do primeiro. O Senhor proclama: “Sou eu!”. A força da Sua Palavra, a força da Sua proclamação faz com que o batalhão recue e caia por terra.
"Ele os convida a conhecê-Lo, de fato, a segui-Lo"
Jesus é insistente quando quer o coração de alguém, por isso pergunta pela segunda vez: “A quem procurais?”, mas aqueles homens não procuram por um Mestre, mas pelo criminoso que eles achavam ser Jesus. Você se aproxima de Jesus querendo um Mestre ou um produto (como aquele que vê Jesus num mercado)? Nestes dias – do Tríduo Pascal -, as pessoas lotam as igrejas. Algumas buscam Jesus, porque precisam de um Mestre, mas há aqueles que O perseguem simplesmente por aquilo que Ele faz; estes são incapazes de suportar o peso da graça daquilo que Ele é.
Eu lhe pergunto: “A quem procurais?”: o realizador de milagres? Procurais o Jesus grandioso? Cuidado, pois você, hoje, encontrará um homem fraco na cruz. No entanto, aqueles que procuraram Jesus pelo que Ele é, permaneceram com o Cristo mesmo na cruz e, por isso, hoje, somos a Igreja Católica Apostólica Romana!
De qual grupo você deseja fazer parte? Decida-se. Responda. “Eu me decido, eu quero somente Jesus! Eu não quero ser Seu perseguidor, não quero perseguir Seus milagres, mas quero buscá-Lo, meu Mestre.”
Jesus usa a mesma pergunta: “A quem procurais?” e dá a mesma oportunidade aos dois grupos. Mas a decisão de um foi diferente do outro. Hoje, é você quem deve decidir. O Filho de Deus dá a Seu povo a oportunidade de escolher o melhor, que escolha estar com Ele pelo que Ele é, mas não pelo que Ele faz.
Esta pregação não termina com a pergunta, eu apenas lhe trouxe ela; esta pregação termina com a sua resposta, “A quem procurais?”.
Transcrição e adaptação: Flávio Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se conheça!

Já a alguns anos  procuro o auto conhecimento. Estudar sobre os temperamentos tem  ajudado  bastante a responder a pergunta - Quem sou eu?  ...