Pular para o conteúdo principal

Direção Espiritual 07/10/2015 - Confiança e amor próprio





Como Águia estou sempre me preparando para voar.Vou de montanha em montanha. Não paro em lugar nenhum, nada acontece como planejei, como pensei, como imaginei. 

A sensação é sempre de culpa, são atitudes, um jeito de ser, mas os outros apontam dizendo que perco as oportunidades porque fiz isso, fiz aquilo, agi assim, agi assado... fatos na minha vida tão repetitivos.

Para calar meus pensamentos e me dar conforto, eis que Deus Fala Para Mim através das Pérolas desse programa do amado Padre  Fábio de Melo, transcrevo o que escutei.

Transcrevo as palavras dele, porque traduz o meu agora. 

 A reflexão de hoje vem do tema que me cerca - Confiança e Amor Próprio.

Confiança em mim, confiança nos outros e acima de tudo confiança em Deus, essa última a mais importante.

E padre Fábio diz o seguinte:

 " a confiança é a mais bela virtude que podemos encontrar numa pessoa...nada pode nos enriquecer mais do que ter pessoas em quem confiamos, pessoas com as quais agente conta...sei que não estou só, sei que posso contar com as pessoas, mas minha vida tem me mostrado que se eu tiver no topo da montanha estou só, mas se eu despencar vejo pessoas ao meu redor. Sinceramente não sinto o amor das pessoas por mim, sinto um amor fingido.

"Nós somos vasos que não suportaria o liquido da plenitude, não cabe dentro de nós o que é pleno."

"Esqueça a ideia de só ser feliz no dia em que for pleno, mas podemos experimentar um pouco daquilo que seria plenitude.

A experiência da confiança em Deus passa o tempo todo pelas oportunidades que nós temos de perceber a nossa fragilidade, a nossa indigência, a nossa incompletude, e ao mesmo tempo percebendo tudo isso, lançamos os olhos para o céu, na verdade lançamos os olhos para dentro de nós porque Deus nos habita, nós somos um território, santo e sagrado, encontramos o Senhor no mais profundo do nosso coração. Quando nós gritamos por Ele é dentro de nós que responde .

A FÉ em Deus vai amadurecendo e colocamos NELE toda a nossa confiança .

A oração que preciso fazer a Deus é de confiança, dando a Deus todo o espaço para Ele fazer em mim a SUA vontade e não a minha vontade que é sempre humana demais.

Se não tenho nada do que quero, tenho absolutamente tudo o que preciso.

As pessoas me perguntam o que posso fazer por você? 

Eu respondo: o que você acha que eu preciso?

Confiança é dar a Deus o direito de escolher o cardápio, nós amadurecemos quando começamos a caminhar numa FÉ que pede menos e oferece mais, numa FÉ que pede menos e confia mais.

Quando uma situação não dá certo é uma forma que Deus tem de me proteger, porque o Pai que ama o filho diz NÃO com o único objetivo de proteger, é claro que quando escuto o NÃO uma contrariedade se estabelece. Eu trabalho para que as coisas aconteçam, mas quando não acontecem tenho que ver ali, motivado pela confiança, que Deus está me protegendo

Quem são meus inimigos hoje? 

Particularmente gosto de pensar que o meu pior inimigo sou eu mesma, sempre estou colocando obstáculos ao meu crescimento, quando deixo prevalecer a minha arrogância, a inveja, o ciume a vaidade, quando perco oportunidades de alcançar a dimensão do SER que só podem ser alcançadas se eu não estiver sobre o domínio do meu ciúme, se eu não estiver sobre o domínio da minha vaidade.

ORAÇÃO DE CONFIANÇA

Senhor TU sabes o que é melhor para mim, me dê esclarecimento, proteja-me das ciladas do demônio para que eu não me desvie do caminho que me levará ao lugar que o Senhor gostaria que eu estivesse.

Todo sofrimento que vivo serve de escadaria que me faz subir cada vez para mais perto DELE.  - BUSCAR SEMPRE AS COISAS DO ALTO - SEMPRE - SEMPRE - SEMPRE.

A minha vocação é buscar as alturas.

VOU PEDIR MENOS - CONFIAR MAIS.  Vou pedir menos porque sei que Deus sonda o meu coração, sabe o que de fato preciso, conhece todas as dimensões da minha vida, conhece os meus sentimentos, tem acesso aquilo que nem eu mesmo consigo acessar.

Deus nos orienta através do nosso bom senso, se você quer identificar se aquilo será bom para você ou não, use o seu bom senso, a voz de Deus repercute ali, no momento em que nós escutamos a voz interior que em nós funciona como bom senso. Não entendo nada do que ocorre nesse sofrimento, mas eu confio Senhor.

Preciso Senhor silenciar as minhas perguntas.

O amor é uma experiência humana, mas não nasce em nós, o amor com que eu amo me foi dado por Deus, eu não amo porque tenho recurso para amar, amo porque sou uma criatura amada, sou fruto de um amor.

Por mais que eu erre na minha vida, por mais que eu tenha pecado na minha vida, nada disso apaga  a experiência do amor de Deus em mim, Santo Agostinho diz que Deus nos amou para que nós tivéssemos amor com que amar.

O amor me habita, sou um território do Sagrado, a minha dignidade é uma expressão desse amor de Deus  em mim, está em em mim, não tenho como abrir mão do amor que Deus tem por mim.

Toda vez que me empenho para superar um defeito, estou trabalhando por mim e porque estou trabalhando por mim, faço brilhar o amor que está em mim.

Eu hospedo na minha vida o amor, o amor é meu hospede, onde existe uma criatura, lá está o amor do Criador, uma criatura que é amada por Deus precisa ser amada por mim também.

"Esqueceram de nos contar que Deus é amor" (Adélia Prado). 

Dizer que Deus é amor, não é falar de Deus da boca para fora, é falar de Deus com a vida. 

Esqueceram de nos contar com os exemplos.

Quando não recolhemos o outro que precisa de nós não estamos contando a ele que Deus é amor, não adianta passar e dizer: "Deus ama você meu irmão" se não estendo a mão, não faço nada por ele.

Esqueceram de nos contar é muito mais profundo do que esqueceram de nos falar, e muitos de nós somos esse discípulo que precisa fazer esse itinerário de superação  de um Deus do campo da batalha que mora lá nas guerrilhas, que nos autoriza o ódio, que nos autoriza o rancor em nome da fé, para chegar num Deus que põe a mesa para os miseráveis, todos nós precisamos fazer essa travessia. 

O amor próprio nos dá condições de olhar para tudo aquilo que é precário em nós, ele nos dá condições de olhar  com profundidade  e reconhecer o amor de Deus que está ali  presente que nunca foi embora, podemos ter errado muito na nossa vida , mas o amor de Deus nunca foi embora.

Você pode ter se perdido no caminho, ter estragado a sua vida  com as suas escolhas, mas acredite,  o amor de Deus nunca foi embora, pode ter se perdido em muitos caminhos, pode se sentir o pior dos seres humanos, mas por favor,  recomece a sua história acreditando  que o amor de Deus nunca foi embora, você não tem nenhum pecado que fez expulsar o amor de Deus, pode até ter ofuscado, ter de alguma forma esquecido, o pecado muitas vezes nos faz esquecer que o amor está aí, a decisão de Deus em nos amar  é irrevogável, Ele não muda de ideia, vai nos amar até o fim e talvez isso seja o suficiente para querer mudar de vida, saber que Deus no ama, é o que lhe desejo, apesar de tantos erros, apesar de tantos estragos  no seu coração  que o seu amor por você lhe leve a descobrir  o amor em você. 

Amém!

Postagens mais visitadas deste blog

O luto, o velório a vida – Perolas de Pe. Fábio de Melo

Toda vez que falamos em sofrimento, de insegurança de medo, falamos de limites. E nessa hora também podemos perceber o cuidado de Deus na nossa vida. No sofrimento perdemos a graça, perdemos a mobilidade, mas, nossos olhos encontra alguém que nos segura. Jesus recebe a noticia de que Lazaro estava morto. Lazaro o melhor amigo de Jesus. Betânia representava para Jesus o lugar de descanso, está com os amigos de Betânia era para ele o lugar onde renovava as forças. Jesus viveu para fora, ele não se economizou. Nesse contato intenso tinha uma vida interior preservada. Não devemos construir cercas. Se um dia estiver no velório de alguém, esteja para chorar junto com ela. Não devemos ter respostinhas prontas. É preciso estar com pessoas que veem além das aparências. Jesus foi ao tumulo de Lazaro que já estava morto há quatro dias. Jesus não se prende as regras. Jesus diz Lazaro vem para fora, o sepulcro não é seu lugar. Falemos de mortes não biológicas. O grande problema da morte é o …

Indiferença

Hoje o tema que escolhi para postar foi a indiferença.Se quiseres machucar uma pessoa, seja indiferente a ela.O que Jesus diria dos indiferentes? Dos que ignoram o outro?Algumas perolas que li e concordo.Autor: Jorge Humberto“A indiferença é a hostilidade em pessoa e é por si só o pior dos sentimentos humanos, que se pode oferecer sem um pingo de arrependimento, aos nossos semelhantes. Quem usa de indiferença castiga sobremaneira a outra pessoa sem que esta se possa defender, pois o indiferente não oferece abertura, para uma conversação, já que se fecha na sua inimizade. O pior é que a pessoa indiferente no trato com o outro, tira prazer disso no seu egocentrismo desumano e incansável, pois estas pessoas gostam de causar dano às pessoas de bem. A indiferença maltrata sem uma única réstia de arrependimento.Quem é indiferente basta-se a si próprio, ou assim o julga, e retira desse sentimento defeituoso um gozo inesgotável, que gosta de apregoar aos sete ventos. São pessoas sarcásticas e…

Testemunho–Orientação de Deus–ESPERE

São Marcos, 11. Princípio da boa nova de Jesus Cristo, Filho de Deus. Conforme está escrito no profeta Isaías:2. Eis que envio o meu anjo diante de ti: ele preparará o teu caminho.40. Aproximou-se dele um leproso, suplicando-lhe de joelhos: "Se queres, podes limpar-me."41. Jesus compadeceu-se dele, estendeu a mão, tocou-o e lhe disse: "Eu quero, sê curado."42. E imediatamente desapareceu dele a lepra e foi purificado.43. Jesus o despediu imediatamente com esta severa admoestação:44. "Vê que não o digas a ninguém; mas vai, mostra-te ao sacerdote e apresenta, pela tua purificação, a oferenda prescrita por Moisés para lhe servir de testemunho."45. Este homem, porém, logo que se foi, começou a propagar e divulgar o acontecido, de modo que Jesus não podia entrar publicamente numa cidade. Conservava-se fora, nos lugares despovoados; e de toda parte vinham ter com ele. Hoje o Senhor falou comigo! Considero essa data 18/06/2013 mais um marco na minha vida: Recebo u…