terça-feira, 18 de março de 2014

O OLHAR

 

Hoje é o dia Nacional da Poesia, por isso,aproveitando a ocasião, gostaria de compartilhar com vocês um pequeno trecho do livro "Poemas para Rezar", de Michel Quoist:<br /><br />O OLHAR<br /><br />Obrigado, Senhor, por meus olhos, janelas abertas para o alto mar.<br />Obrigado pelo olhar que transporta minha alma como o raio <br />generoso conduz a luz e o calor de Teu sol.<br />Dentro da noite rezo a Ti para que amanhã quando eu abrir <br />os olhos à luz da manhã clara,<br />Estejam prontos para servir à minha alma e ao seu Deus. <br /><br />Faze que sejam claros meus olhos, Senhor,<br />E que meu olhar, bem reto, desperte uma fome de pureza.<br />Faze que não seja nunca um olhar desiludido, desabusado,<br />desesperado.<br />Mas saiba admirar,<br />Extasiar-se, contemplar.<br />Dá-me aos olhos a graça de saberem fechar-se para melhor<br />Te encontrar,<br />Mas que nunca se afastem do Mundo por medo.<br />Dá-me ao olhar a graça de ser bastante profundo <br />para reconhecer Tua presença no Mundo.<br />E faze que jamais meus olhos se fechem à miséria dos homens.<br />Que meu olhar, Senhor, seja limpo e firme,<br />Mas saiba enternecer-se,<br />E que meus olhos sejam capazes de chorar.<br /><br />Faze que meu olhar não suje o que tocar,<br />Não perturbe, mas serene,<br />Não entristeça, mas semeie a Alegria,<br />Não seduza para guardar cativo,<br />Mas convide e arraste à superação de si mesmo.<br />Faze-o desconcertar o pecador, que reconheça através dele a <br />Tua Luz<br />Seja porém censura, só para encorajar.<br />Faze que meu olhar transtorne, por ser um encontro, o encontro<br />de Deus.<br /><br />Para que meu olhar seja tudo isto, Senhor,<br />Uma vez mais, esta noite,<br />Eu Te dou a minha alma,<br />Eu Te dou o meu corpo,<br />Eu Te dou os meus olhos,<br />Para que ao olhar os homens, meus irmãos,<br />Sejas Tu quem os olhe<br />E de dentro de mim lhes acene.

Pequeno trecho do livro "Poemas para Rezar", de Michel Quoist:

O OLHAR

Obrigado, Senhor, por meus olhos, janelas abertas para o alto mar.
Obrigado pelo olhar que transporta minha alma como o raio
generoso conduz a luz e o calor de Teu sol.
Dentro da noite rezo a Ti para que amanhã quando eu abrir
os olhos à luz da manhã clara,
Estejam prontos para servir à minha alma e ao seu Deus.

Faze que sejam claros meus olhos, Senhor,
E que meu olhar, bem reto, desperte uma fome de pureza.
Faze que não seja nunca um olhar desiludido, desabusado,
desesperado.
Mas saiba admirar,
Extasiar-se, contemplar.
Dá-me aos olhos a graça de saberem fechar-se para melhor
Te encontrar,
Mas que nunca se afastem do Mundo por medo.
Dá-me ao olhar a graça de ser bastante profundo
para reconhecer Tua presença no Mundo.
E faze que jamais meus olhos se fechem à miséria dos homens.
Que meu olhar, Senhor, seja limpo e firme,
Mas saiba enternecer-se,
E que meus olhos sejam capazes de chorar.

Faze que meu olhar não suje o que tocar,
Não perturbe, mas serene,
Não entristeça, mas semeie a Alegria,
Não seduza para guardar cativo,
Mas convide e arraste à superação de si mesmo.
Faze-o desconcertar o pecador, que reconheça através dele a
Tua Luz
Seja porém censura, só para encorajar.
Faze que meu olhar transtorne, por ser um encontro, o encontro
de Deus.

Para que meu olhar seja tudo isto, Senhor,
Uma vez mais, esta noite,
Eu Te dou a minha alma,
Eu Te dou o meu corpo,
Eu Te dou os meus olhos,
Para que ao olhar os homens, meus irmãos,
Sejas Tu quem os olhe
E de dentro de mim lhes acene.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se conheça!

Já a alguns anos  procuro o auto conhecimento. Estudar sobre os temperamentos tem  ajudado  bastante a responder a pergunta - Quem sou eu?  ...