domingo, 25 de maio de 2014

Com esperança vencerás a Tribulação

 

 

Estamos aprendendo que a melhor forma de fazermos um bom exame de consciência é rezando a oração do “Pai Nosso”. Temos visto de como estamos sendo falhos em nossas atitudes, mas que temos uma intercessora por nós: a Virgem Maria.
São Tomás de Aquino, um dos grandes santos, se perguntava se era lícito ou não pedir a Deus bens materiais, ou seja, eu posso fazer este pedido a Deus? Se você e eu rezamos, saiba que não estamos livres do pecado uma vez que rezamos, mas se você não rezar direito saiba que no ato de rezar você pode está pecando, um exemplo é pedir pela morte de alguém. Você pode transformar sua oração em pecado.
O que podemos pedir a Deus? Corremos o risco de pedir algo que desagrade a Deus. Nós às vezes, pedimos coisas ilícitas. Diante da minha experiência como padre, percebo que a maioria dos pedidos que as pessoas fazem são pelos bens materiais. São Tomás de Aquino responde-nos que, “você pode pedir os bens materiais se eles forem necessários para a sua salvação”.
Podemos pedir bens que nos leve para o Céu, mas devemos evitar os pedidos que nos levam para o inferno. Somos por vezes como crianças pequenas que pedem de tudo aos pais, mas por amar seus filhos, este não lhes dão aquilo que é mal, diz não! Com Deus é a mesma coisa.
O que importa é a nossa esperança que estar ancorada no Céu, pois quando colocamos a esperança no mundo, depositamos num navio que está prestes a afundar. Por causa da falta da esperança, estamos como cego que não vê o “Corações ao Alto” que se dá em cada liturgia, capaz de nos salvar e nos devolver a vida.
Vamos analisar a seguinte frase do “Pai Nosso”: “O Pai Nosso de cada dia nos dai hoje”, é o pedido pedido do Pão da Palavra. Será que você tem pedido pelos pregadores ou pelos padres que nos dão testemunham a Boa Nova?
São Tomás ainda diz que “Quando Deus na sua providência dispôs aquilo que ia acontecer, dispôs também os meios dos quais aquela situação iria acontecer”. O Senhor, por exemplo, queria a salvação do Tomás de Aquino, mas o meio pelo qual o salvou foi pela oração de Santa Águeda. Pela oração você se liga a Deus e mantém o coração em sintonia com aquilo que Ele quer de nós.
Você precisa pedir! É este ato que você precisa ter com Deus. Se percebe que lhe falta amor por Deus e que dentro de você tem um clamor pelo amor de Deus, você está sendo visitado pela graça de Deus. Muitas vezes, pode acontecer que a graça que lhe visite seja a tribulação e isto é um problema. A graça não está somente quando você pede graças e as recebe, mas a graça também está nos momentos de sofrimento.
Existe um santo na nossa Igreja chamado São Francisco de Borja, um jesuíta que antes de entrar para a Companhia de Jesus, era um jovem virtuoso que tinha uma admiração pela rainha do lugar que morava. Logo que cresceu, São Francisco casou como uma cortesã com quem viveu um santo casamento e teve oito filhos. A rainha faleceu, e Francisco foi delegado para escoltar o corpo até ao local só sepultamento. Ao chegar no local do sepultamento, pelo costume da “onde está a minha bela rainha, a quem eu devotei tanto serviço”, dali para frente ele disse que não servia nenhum outro Deus senão aquele que nunca morre: Deus.

"É pela misericórdia de Deus que temos tudo", lembrou padre Paulo Ricardo

Depois que isto aconteceu, Francisco e sua esposa, fizeram voto de castidade, tornou-se duque com trinta anos de idade. Logo depois que sua esposa faleceu, deixou o seu reinado para traz e entrou para a Companhia de Jesus e se tornou santo.
É pela misericórdia de Deus que temos tudo, mas também é pela misericórdia de Deus que também somos castigados. Mas, como se Ele é Amor? É como um pai que castiga seu filho por amor. Irmãos, a tribulação pode ser um tempo de visita de Deus na sua vida. São Máximo dizia que os idiotas clamam a Deus o dia inteiro, mas quando ela chegam não a reconhecem
Não sirva, como São Francisco, uma rainha linda e rica de bens materiais, mas que logo que morreu seu corpo tornou-se corruptível, mas sirva ao único Deus incorruptível!
A tribulação pode ser um grito da misericórdia de Deus que diz para você: “Pare de ofender a Deus buscando a felicidade em coisas aqui na terra”. Onde está a sua esperança? Está no Céu ou no navio que a funda?

--------------------------------------------------------------

Padre Paulo Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se conheça!

Já a alguns anos  procuro o auto conhecimento. Estudar sobre os temperamentos tem  ajudado  bastante a responder a pergunta - Quem sou eu?  ...