Pular para o conteúdo principal

DOCILIDADE

 

Espirito Santo 8

 

Pérolas – Aula Padre Paulo Ricardo

Peçamos com intensidade essa graça da docilidade dada pelo Espírito Santo.

Como podemos ser dóceis ao Espírito Santo?

Nós recebemos os dons do Espírito Santo, porém eles não se manifestarão se não combatermos os pecados veniais.

Podem se manifestar as virtudes infusas: Fé, Esperança,Caridade, podem se manifestar as virtudes morais: Prudência, Justiça, Fortaleza, Temperança, essas virtudes somadas a todas as outras virtudes derivadas.

Qual a diferença entre as virtudes e os dons do Espírito Santo?

As virtudes são como os remos do navio, os dons do Espírito Santo são como as velas ou seja, você faz as coisas com menos esforço, nas virtudes somos nós que agimos com a ajuda da graça, nos dons do Espírito Santo é Deus quem age com a nossa ajuda.

Nas virtudes somos muito mais ativo e nos dons somos mais passivo, nos dons Deus é quem realmente age.

É preciso combater os pecados veniais para que as “velas” se estendam, se alarguem na nossa vida.

Sejamos dócil ao sopro do Espírito Santo, ele não sopra sempre, mas quando sopra só terá efeito se tivermos essa docilidade.

É preciso cortar os pecados veniais, nesse combate aos pecados veniais nós progredimos.

Faça as práticas de piedade: Liturgia das horas, rezar o Santo Terço, missa, essa é sua parte. Para fazer é preciso disciplina, determine a hora para fazer isso .

Seja dócil, quando vier a inspiração para rezar, reze, seja disciplinada. Deus já lhe deu essa graça, essa inspiração, no entanto você não está cumprindo, ou seja não está sendo dócil, essa é sua parte e se chama graça cooperante, é o seu remar, para remar tem que pegar nos remos, é preciso atitude, você opera  e Deus coopera com você , ele te dará energia e força para remar.

Combata os pecados veniais para que o Espírito Santo aja em você esse é o primeiro ponto.

O Espírito Santo tem soprado na sua vida, só que você não nota, e por isso permanece no escuro, por isso a inércia espiritual – “Oxalá ouvisses a minha voz, não endureçais os vossos corações”(Liturgia das horas).

Não é questão de sentimento, muito menos de barulheira, tenha no seu coração uma casa secreta, um quarto interior onde você possa entrar, uma cela onde você possa entrar, no teu segredo o teu PAI ouvirá a tua oração, é um recolhimento, nesse exercício você será capaz de silenciar mesmo no barulho, você será capaz de ouvir a inspiração que está dentro de você.

O Espirito Santo crucifica a nossa sensibilidade, vivemos muitas vezes uma aridez, uma noite escura e isso é por obra do Espírito Santo, não se apavore com a aridez, nada está errado, você não foi abandonada pelo Espírito Santo, isso é a crucificação da sua sensibilidade para tornar você melhor, se submeta com amor ao Espirito Santo.

É necessário seguir o que Nosso Senhor diz: “ se o grão de trigo não morrer, ele permanece sozinho, mas se ele morrer frutifica”, então é esse o caminho, é por esse túnel escuro da aridez, esse túnel escuro da noite dos sentidos é importante, irá crucificar você.

Não existe regra, um itinerário fixo, o Espirito Santo sopra onde ele quer.

Alguns atos concretos que você pode realizar:

1. Obedecer fielmente as vontades divinas que você já conhece.

Você quer que o Espírito Santo lhe esclareça na sua vocação, no seu chamado, então seja fiel  ao que você já sabe.

Você já sabe o que Deus quer de você, cumpra então os seus deveres, realizando isso você já está dando o passo para docilidade.

Existem pessoas que querem inspiração do Espírito Santo e não são dóceis, não obedecem a Deus, se você desobedece as coisas santas, como vai progredir nos dons do Espirito Santo?

2. Renove essa resolução, essa decisão .

“ O meu alimento é fazer a vontade de Deus”, renove afirmando – “em tudo Senhor eu quero fazer a tua vontade.”

3. Peça com frequência as luzes do Espirito Santo.

Faça uma consagração ao Espirito Santo:

Ó Santo Espírito

Espírito Divino de Luz e Amor

Eu vos consagro a minha inteligência, minha vontade, meu coração e todo o meu ser

Que a minha inteligência seja sempre dócil as suas celestiais inspirações, e aos ensinamentos da Santa Igreja Católica a qual sois guia infalível.

Que o meu coração viva sempre inflamado com amor de Deus e do próximo.

Que a minha vontade esteja sempre conformada a vontade divina.

E que toda a minha vida seja fiel imitação  da vida e das virtudes de Nosso Senhor e salvador Jesus Cristo, ao qual com o PAI  e convosco.

Ó Divino Espírito Santo  sejam dados honra e gloria pelos séculos e séculos

Amém!

 

Postagens mais visitadas deste blog

O luto, o velório a vida – Perolas de Pe. Fábio de Melo

Toda vez que falamos em sofrimento, de insegurança de medo, falamos de limites. E nessa hora também podemos perceber o cuidado de Deus na nossa vida. No sofrimento perdemos a graça, perdemos a mobilidade, mas, nossos olhos encontra alguém que nos segura. Jesus recebe a noticia de que Lazaro estava morto. Lazaro o melhor amigo de Jesus. Betânia representava para Jesus o lugar de descanso, está com os amigos de Betânia era para ele o lugar onde renovava as forças. Jesus viveu para fora, ele não se economizou. Nesse contato intenso tinha uma vida interior preservada. Não devemos construir cercas. Se um dia estiver no velório de alguém, esteja para chorar junto com ela. Não devemos ter respostinhas prontas. É preciso estar com pessoas que veem além das aparências. Jesus foi ao tumulo de Lazaro que já estava morto há quatro dias. Jesus não se prende as regras. Jesus diz Lazaro vem para fora, o sepulcro não é seu lugar. Falemos de mortes não biológicas. O grande problema da morte é o …

Indiferença

Hoje o tema que escolhi para postar foi a indiferença.Se quiseres machucar uma pessoa, seja indiferente a ela.O que Jesus diria dos indiferentes? Dos que ignoram o outro?Algumas perolas que li e concordo.Autor: Jorge Humberto“A indiferença é a hostilidade em pessoa e é por si só o pior dos sentimentos humanos, que se pode oferecer sem um pingo de arrependimento, aos nossos semelhantes. Quem usa de indiferença castiga sobremaneira a outra pessoa sem que esta se possa defender, pois o indiferente não oferece abertura, para uma conversação, já que se fecha na sua inimizade. O pior é que a pessoa indiferente no trato com o outro, tira prazer disso no seu egocentrismo desumano e incansável, pois estas pessoas gostam de causar dano às pessoas de bem. A indiferença maltrata sem uma única réstia de arrependimento.Quem é indiferente basta-se a si próprio, ou assim o julga, e retira desse sentimento defeituoso um gozo inesgotável, que gosta de apregoar aos sete ventos. São pessoas sarcásticas e…

Escolha a melhor parte

Pérolas da Pregação Sorrindo Pra Vida – Canção Nova Márcio MendesA Palavra meditada, hoje, está em São Lucas 10,38-42:
"Enquanto caminhavam, Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, o recebeu em sua casa. Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e ficou escutando a sua palavra. Marta estava ocupada com muitos afazeres. Aproximou-se e falou: 'Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha com todo o serviço? Manda que ela venha ajudar-me!' O Senhor, porém, respondeu: 'Marta, Marta! Você se preocupa e anda agitada com muitas coisas; porém, uma só coisa é necessária, Maria escolheu a melhor parte, e esta não lhe será tirada'."Bendito seja Deus por essa Palavra! Há muitas maneiras de nos relacionarmos com Deus, como há muitas maneiras de nos relacionarmos com as pessoas, porque nós nos relacionamos do jeito humano Nós nos relacionamos por meio de afetos, de interesses, obrigações, por meio de responsabilidades, prazer, traba…