terça-feira, 10 de junho de 2014

DOCILIDADE

 

Espirito Santo 8

 

Pérolas – Aula Padre Paulo Ricardo

Peçamos com intensidade essa graça da docilidade dada pelo Espírito Santo.

Como podemos ser dóceis ao Espírito Santo?

Nós recebemos os dons do Espírito Santo, porém eles não se manifestarão se não combatermos os pecados veniais.

Podem se manifestar as virtudes infusas: Fé, Esperança,Caridade, podem se manifestar as virtudes morais: Prudência, Justiça, Fortaleza, Temperança, essas virtudes somadas a todas as outras virtudes derivadas.

Qual a diferença entre as virtudes e os dons do Espírito Santo?

As virtudes são como os remos do navio, os dons do Espírito Santo são como as velas ou seja, você faz as coisas com menos esforço, nas virtudes somos nós que agimos com a ajuda da graça, nos dons do Espírito Santo é Deus quem age com a nossa ajuda.

Nas virtudes somos muito mais ativo e nos dons somos mais passivo, nos dons Deus é quem realmente age.

É preciso combater os pecados veniais para que as “velas” se estendam, se alarguem na nossa vida.

Sejamos dócil ao sopro do Espírito Santo, ele não sopra sempre, mas quando sopra só terá efeito se tivermos essa docilidade.

É preciso cortar os pecados veniais, nesse combate aos pecados veniais nós progredimos.

Faça as práticas de piedade: Liturgia das horas, rezar o Santo Terço, missa, essa é sua parte. Para fazer é preciso disciplina, determine a hora para fazer isso .

Seja dócil, quando vier a inspiração para rezar, reze, seja disciplinada. Deus já lhe deu essa graça, essa inspiração, no entanto você não está cumprindo, ou seja não está sendo dócil, essa é sua parte e se chama graça cooperante, é o seu remar, para remar tem que pegar nos remos, é preciso atitude, você opera  e Deus coopera com você , ele te dará energia e força para remar.

Combata os pecados veniais para que o Espírito Santo aja em você esse é o primeiro ponto.

O Espírito Santo tem soprado na sua vida, só que você não nota, e por isso permanece no escuro, por isso a inércia espiritual – “Oxalá ouvisses a minha voz, não endureçais os vossos corações”(Liturgia das horas).

Não é questão de sentimento, muito menos de barulheira, tenha no seu coração uma casa secreta, um quarto interior onde você possa entrar, uma cela onde você possa entrar, no teu segredo o teu PAI ouvirá a tua oração, é um recolhimento, nesse exercício você será capaz de silenciar mesmo no barulho, você será capaz de ouvir a inspiração que está dentro de você.

O Espirito Santo crucifica a nossa sensibilidade, vivemos muitas vezes uma aridez, uma noite escura e isso é por obra do Espírito Santo, não se apavore com a aridez, nada está errado, você não foi abandonada pelo Espírito Santo, isso é a crucificação da sua sensibilidade para tornar você melhor, se submeta com amor ao Espirito Santo.

É necessário seguir o que Nosso Senhor diz: “ se o grão de trigo não morrer, ele permanece sozinho, mas se ele morrer frutifica”, então é esse o caminho, é por esse túnel escuro da aridez, esse túnel escuro da noite dos sentidos é importante, irá crucificar você.

Não existe regra, um itinerário fixo, o Espirito Santo sopra onde ele quer.

Alguns atos concretos que você pode realizar:

1. Obedecer fielmente as vontades divinas que você já conhece.

Você quer que o Espírito Santo lhe esclareça na sua vocação, no seu chamado, então seja fiel  ao que você já sabe.

Você já sabe o que Deus quer de você, cumpra então os seus deveres, realizando isso você já está dando o passo para docilidade.

Existem pessoas que querem inspiração do Espírito Santo e não são dóceis, não obedecem a Deus, se você desobedece as coisas santas, como vai progredir nos dons do Espirito Santo?

2. Renove essa resolução, essa decisão .

“ O meu alimento é fazer a vontade de Deus”, renove afirmando – “em tudo Senhor eu quero fazer a tua vontade.”

3. Peça com frequência as luzes do Espirito Santo.

Faça uma consagração ao Espirito Santo:

Ó Santo Espírito

Espírito Divino de Luz e Amor

Eu vos consagro a minha inteligência, minha vontade, meu coração e todo o meu ser

Que a minha inteligência seja sempre dócil as suas celestiais inspirações, e aos ensinamentos da Santa Igreja Católica a qual sois guia infalível.

Que o meu coração viva sempre inflamado com amor de Deus e do próximo.

Que a minha vontade esteja sempre conformada a vontade divina.

E que toda a minha vida seja fiel imitação  da vida e das virtudes de Nosso Senhor e salvador Jesus Cristo, ao qual com o PAI  e convosco.

Ó Divino Espírito Santo  sejam dados honra e gloria pelos séculos e séculos

Amém!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se conheça!

Já a alguns anos  procuro o auto conhecimento. Estudar sobre os temperamentos tem  ajudado  bastante a responder a pergunta - Quem sou eu?  ...