sábado, 22 de fevereiro de 2014

O GRITO NO SILÊNCIO

 

MADURA

Escrever é uma catarse. Escrevo o que vivo. É um grito no silêncio.

Dias desses estava lendo as memórias registradas em cadernos dos anos 2008 a 2010, louvado seja Deus pelo meu crescimento, o melhor é rever o dialogo com Deus. Palavras sempre atuais, de vida eterna, nunca envelhecem.

A saga do meu desemprego merece ser relatada. A volta para o mercado de trabalho não está sendo fácil. Existem oportunidades, o meu currículo está sendo bem visto, estou sendo chamada para entrevistas, mas, não estou conseguindo arranjar emprego. Cada entrevista é uma experiência de encher-se e esvaziar-se, quando sou chamada para entrevista encho-me de esperanças, quando saio da entrevista já saio meio murcha com a sensação de que não vai dar certo. A oportunidade está de acordo com minha experiência, não é que a vaga não tenha o meu perfil, não que eu tenha feita uma péssima entrevista, não que eu seja uma pessoa feia, mal vestida, mal educada, não que eu não tenha conhecimento, habilidade ou atitude para ocupar aquele cargo, não que eu não seja bem recomendada pelos gestores anteriores, mas, sim pelo preconceito dos RH do Brasil, do Nordeste, do Ceará, de Fortaleza, das empresas.

Existe um preconceito velado com os profissionais acima de 40 anos, demorou para eu admitir isso, abrir a minha boca e dizer: existe um preconceito velado das empresas e dos RH, um profissional acima de 40 anos está fadado a morte, se depender morreremos de fome, louvado seja Deus que não dependemos.

Hoje tive certeza, todos os dias envio inúmeros currículos pela internet, currículos com vagas para o meu perfil, por que não sou efetivada?

Recebi uma ligação ao meio dia de hoje:

RH Eu queria falar com Ana Clívia

AC Pois não é ela

RHOi Ana Clívia tudo bem? Aqui quem fala é fulana da empresa X é que recebi o seu currículo e vi que seu perfil se encaixa a vaga que está em aberto.

AC Obrigada que bom.

RH- Você tem interesse? Está empregada atualmente?

AC- Não, ainda não

RH- Você tem disponibilidade?

AC- Sim, estou disponível

RH- Há que bom

Já peguei papel e caneta para anotar o dia e horário da entrevista, mas, qual não foi a minha surpresa com a próxima pergunta.

RH- Ana Clívia qual a sua idade?

AC- Eu tenho 48 anos

RH- Ficou em silêncio por uns 3 segundos

AC Por que? Vocês tem algum restrição com a idade?

RHVoz um tanto quanto constrangida… não, não é que…nós vamos analisar melhor o seu perfil, o seu currículo e voltamos a lhe ligar.

Infelizmente essa recrutadora não teve como disfarçar e ficou muito claro a rejeição e o preconceito. Confesso que na hora as lágrimas rolaram, a revolta veio, o desabafo com o meu filho eu fiz. Meu filho tem 18 anos e presenciou o dialogo.

Disse - meu filho cada dia estou mais decepcionada com o Brasil, cada dia vejo mais escancarado como nosso país é subdesenvolvido, cada dia vivencio a experiência do preconceito das empresas e dos RHs com relação a minha idade, já não aguento essa discriminação. Nessa ligação por pouco não disse para essa pessoa vem cá quantos anos você tem? Posso lhe dar um conselho? Aos 48 anos seja uma empresária bem sucedida, ou uma profissional concursada porque se for uma executiva, por melhor que você seja um dia aos 48 anos poderá se desligar da empresa e se isso acontecer você não voltará ao mercado. Infelizmente ela não pensa que um dia terá 48 anos.

Com lágrimas nos olhos fui concluir a minha faxina e me lembrei que um dia recrutando, por duas vezes tive esse preconceito e agradeci a Deus por estar vivendo a experiência, talvez um dia sem muito pensar rejeitei o currículo de uma pessoa mais velha e hoje sou rejeitada, é bom, muito bom passar por essa experiência, abre as janelas da minha alma para a liberdade, sou livre de mais um preconceito e pronta para dar o meu grito no silencio a todos os RHs do mundo.

Aos 48 anos não temos as habilidades de um jovem de 23 anos, mas, um jovem de 23 anos não tem as habilidades de uma pessoa madura e experiente.

E para finalizar descrevo perolas de Augusto Cury retirada do livro o Mestre Inesquecível.

“ Aprendi com o Mestre da Vida(Jesus) que viver é uma experiência única, belíssima, mas, brevíssima. E, por saber que a vida passa tão rápido, sinto a necessidade de compreender minhas limitações e aproveitar cada lágrima , sorriso, sucesso e fracasso como uma oportunidade preciosa de crescer.”

“ Meu espelho é João Batista que certo dia, parou de sonhar e começou a agir. Saiu da secura do deserto e se aproximou da brisa de um rio. Em suas margens ele começou a falar do homem dos seus sonhos e das mazelas humanas. Para surpresa de todos, era eloquente e ousado.”

“ Seu nome era João Batista. Por fora era mais um João; por dentro, um homem que queria virar o mundo de cabeça para baixo. Inaugurou a era da honestidade e da consciência. Uma era que há muito se perdeu, mormente nos dias atuais, em que a aparência vale mais do que o conteúdo. O ser humano pode está podre por dentro, mas se tiver fama e dinheiro é valorizado”.   

Não desanimo, não vou desistir, vou seguir em frente. Hoje Deus me pediu que não solicitasse a ele que afastasse a minha cruz, que me libertasse da cruz(Desemprego, falta de dinheiro) me disse que eu só pedisse: sabedoria, inteligência, criatividade, somente isso. Confio no que Deus me pede.

“O Mestre da Vida forma pensadores que conhece o alfabeto do amor. Acredita no ser humano. Acredita em cada um de nós, apesar de todas as nossas falhas . Honrou pessoas sem honra, e disse “Você pode! aos paralíticos de corpo e de inteligência. Amou os que não o amaram. E doou-se a quem não merecia.

Se você sente que erra com frequência, tem muitos conflitos e acha que não tem qualificação profissional para brilhar afetiva e profissionalmente, não desanime. Se estivesse morando próximo ao mar da Galileia, provavelmente você seria um dos escolhidos para segui-lo. Jesus tinha um especial apreço pelas pessoas problemáticas. Quanto mais elas tropeçavam e davam trabalho, mais ele as apreciava e investia nelas.”

Jesus seja o meu recrutador e meu selecionador quero ser uma pescadora de homens e de almas.

Eis-me aqui!

Amém!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se conheça!

Já a alguns anos  procuro o auto conhecimento. Estudar sobre os temperamentos tem  ajudado  bastante a responder a pergunta - Quem sou eu?  ...