terça-feira, 18 de dezembro de 2018

São Luís de Montfort e o Tratado a Verdadeira Devoção

São Luís Grignion de Montfort ,- Por Professor Felipe Aquino - Canção Nova

"São Luís Grignion de Montfort foi um grande Santo Francês.
Nasceu em 1673, de uma família numerosa e que rapidamente se voltou para a vida Sacerdotal.  Tinha uma Devoção muito profunda a Nossa Senhora. Muitos são os testemunhos de pessoas que conviveram com São Luís, eles relatam  que São Luís nos seus momentos de êxtase tinha verdadeiros colóquios com Nossa Senhora, em muitas dessas conversas, ele mesmo não via Nossa Senhora, mas ouvia, porém algumas crianças muito puras e uma Senhora muito casta viu Nossa Senhora com ele. São Luís se surpreendia quando a pessoa perguntava  quem era a Senhora tão bela que conversava com ele.
Alguns dos seus livros: O Segredo de Maria; Carta aos Amigos da Cruz; O Tratado da Verdadeira Devoção a Virgem Maria.
Ser um Consagrado  a Jesus por meio de Maria, é viver com Maria, por Maria e em Maria, para fazer tudo com Cristo, em Cristo e para Cristo. (  Essa é a Escravidão, Escravidão de Amor a Jesus por meio de Nossa Senhora).
Maria não é um ponto final. Maria é um caminho para Jesus Cristo.
Para se Consagrar a Nossa Senhora pelo método de São Luís, são necessários 33 dias de preparação.
Muitos são os Santos e Papas que se Consagraram a Nossa Senhora por esse método. São Frei Galvão inclusive,  assinou com sangue a sua Declaração.
São Luís Grignion considera Nossa Senhora como a Aurora ( antes do Sol nascer vem a Aurora). Ele diz que muitas pessoas não conhece Jesus, porque não conhece a Virgem Maria.
São Luís escreveu o Tratado por volta de 1700. São Luís teve uma visão de que o Demônio iria dar um jeito de esconder esse livro, o que de fato aconteceu, durante 120 anos os manuscritos do livro ficou muito bem escondido em um armário, esses manuscritos foram encontrados por um Padre Monfortino. Depois de 120 anos o livro foi publicado.
O Tratado foi escondido pelo Demônio, agora é a nossa vez de divulgá-lo( assim fala Pe. Paulo Ricardo).
São Luís morreu em 1716 e somente em 1832  seu livro foi descoberto, por acaso, na França.
São Luís faleceu háa quase trezentos anos e só foi canonizado em 1947 pelo Papa Pio XII no nosso século, século em que Maria apareceu em tantos lugares.
O que diz o Papa João Paulo II sobre o Tratado a Verdadeira Devoção: - Esse livro marcou em minha vida uma, transformação decisiva , esse livro, não basta ler ( diz o Papa) a consequência da leitura desse livro, foi que a minha Devoção a Mãe de Cristo, ganhou uma nova dimensão, antes achava que a minha Devoção a Maria Santíssima poderia deixar Cristo a sombra, mas ao ler o Tratado, entendo que a realidade é totalmente diferente, entendi que você vai a Maria e Maria te leva a Jesus. A devoção a Maria tomou uma forma determinada e ficou viva em mim( continua o Papa) tornou-se uma parte integrante da minha vida interior, conhecendo Maria, ela me levou ao conhecimento Espíritual de Deus. João Paulo II colocou todo o seu Pontificado sob a proteção da Virgem Maria é tanto, que ele colocou em seu brasão " Totus Tuus Maria" ou seja, "Todo Teu Maria". Em 1987 João Paulo II instituiu o ano Mariano, reconhecendo em público que a Consagraçao a  Virgem Maria, é uma Consagração a Cristo, ele diz: é me grato recordar entre as muitas testemunhas dessa espiritualidade a figura de São Luís Maria Grignion de Montfort que ensinou que essa Consagração renova os compromissos batismais.
Uma das muitas coisas lindas  sobre Maria : Deus juntou todas as águas e fez o Mar e juntou todas as Graças e fez Maria."

Resenha: Ana Clívia T. Nunes, de uma Formação sobre o Tratado a Verdadeira Devoção com o Prof° Felipe Aquino ( Editora Cleofas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se conheça!

Já a alguns anos  procuro o auto conhecimento. Estudar sobre os temperamentos tem  ajudado  bastante a responder a pergunta - Quem sou eu?  ...