terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Alma Carmelita -Alma Mariana

A emoção do uso do Escapulário como uma veste Carmelita.

Todo Carmelita é Mariano.
Usar o Escapulário dia e noite é uma recordação disso.
Totus Tuus Maria.
Quando nos revestimos do Escapulário, nos  revestimos de Maria.
Maria vai nos unindo a Deus nessas práticas místicas de união.
Nossa Senhora vai modelando, vai gerando em nós o Cristo.
Não use o Escapulário de forma supersticiosa, o Escapulário em si, não salva ninguém, ele é sacramental, quando a pessoa usa devotamente, encontra na Virgem Maria uma escola em que você vai vivendo a vida interior dela.
Quais as características dessa vida interior de Maria?

1°)  Enxergar as virtudes Teologais: A Fé, a Esperança e a Caridade
2°)  Mesmo sem estar na clausura precisamos ter uma vida contemplativa.
O que é a essência da vida contemplativa?
Permanecer em Deus por meio da caridade. Para isso mortifique-se, faça penitências para esquecer o seu eu e pensar no outro, o amor de Deus acontece no outro.
É preciso esvaziar-se de si.
No mundo de hoje que nos lava o cérebro nos ensinando a individualidade, o egoísmo, o egocentrismo, o eu, depois eu de novo, é preciso muito jejum, penitencia, se possível corporal e oração, muita oração.
3°)  O Silêncio- Fique no mais profundo silêncio, saia dos barulhos para ouvir o seu silêncio. Respire, respire, para se acalmar, buscar o silêncio interior e para isso os barulhos do mundo atrapalha. Desligue tudo e deslogue-se de tudo. Faça esses momentos comemorativos . Não é possível ter vida interior sem um silêncio meditativo.
Não é possível você ser Santo sem uma vida interior, é preciso rezar e rezar muito. É por isso que muitos são os chamados e poucos os escolhidos .
Ter uma vida interior com suas próprias forças é soberba e arrogância.
Revestimos do Escapulário é revestimos de Maria para termos uma vida em Deus.
Quer uma espiritualidade Carmelita?
Vista-se com Devoção ao hábito do Escapulário.
Eu já usei vários Escapularios de metal, mas lhe dou testemunho que foi só quando vesti o Escapulário de pano ( 2018), senti com firmeza o passo nessa vida que tanto almejo. Todos os dias eu visto o Escapulário e faço os votos de uma vida de Santidade. Que eu não morra sem ter atingindo esse objetivo.
Subir uma montanha é difícil, mas não impossível se tivermos a Graça de Deus.
Na vida é  preciso pedalar muito, muito, e ir ao longo da subida  tirando todos os excessos, vamos jogando fora tudo que nos pesa, que nos dificulta, que é inútil, chegaremos sem dúvida de mãos vazias porque tudo entregamos a Maria por Jesus.

Trechos adaptados de Pregação Padre Paulo Ricardo sobre uso do Escapulário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se conheça!

Já a alguns anos  procuro o auto conhecimento. Estudar sobre os temperamentos tem  ajudado  bastante a responder a pergunta - Quem sou eu?  ...