terça-feira, 18 de dezembro de 2018

A importância do Perdão

Direção Espiritual - A importância do perdão.

De: Pe. Paulo Ricardo
Resenha: Ana Clívia

"O perdão envolve o amor.
O perdão é uma realidade espiritual.
O perdão interfere na nossa vida psíquica.
Nós quando olhamos às coisas, temos uma tendência de ver inimizades e  inimigos em todas as coisas, nosso olhar está viciado, nosso olhar está doente e estamos numa desordem espíritual.
E é exatamente nessa desordem espíritual que vem a dificuldade do perdão, a dificuldade de amar  dificulta o perdão.
Uma Psiquiatra chamada Elizabeth Kubler Ross estudou profundamente essa dor, essa ferida, ela fez todo o seu estudo analisando doentes terminais em hospitais e na sua clinica. Ela analisava a primeira reação que às pessoas tinham ao saber que iam morrer, analisando estatisticamente, cientificamente, ela observou que às pessoas passavam por um processo, por etapas até ficar em paz com a notícia. Depois  no consultório atendendo às pessoas que estavam com profundas mágoas observou que passavam pelo mesmo processo, pelas mesmas etapas. São elas:

1° NEGAÇÃO: Quando vc é magoado, sofreu alguma injustiça, a primeira reação  é a de soberba . A soberba diz: não, não me atingiu . A pessoa me ofendeu? O que vem de baixo não me atinge, eu não fiquei ferido . Isso é uma reação de impacto ainda não absorvido.

2° RAIVA/ IRA: Eu fui ofendido, alguém é culpado , está doendo , alguém causou essa dor . Isso pode ser real, alguém fez, mas também pode ser fictícia, no imaginário vc cria um " bode expiatório" . A raiva foi criada por Deus, ela não é por si só ruim, o que deve ser observado é do que vc está sentindo raiva . Você está sentindo raiva  do Demônio?  Da  tentação? Do  pecado? Ou é do irmão? Você precisa ter raiva do objeto correto, do irmão não.
Santo Tomás de Aquino diz que se você ama, o ódio que você sente é do mal que destrói a pessoa, para amar o pecador você precisa odiar o pecado dele, esse pecado o destrói. A raiva precisa ser utilizada de forma produtiva, a raiva é boa quando utilizada contra o pecado e contra o Demônio, ela é ruim quando utilizada contra o irmão . Se você quer ir para frente no processo de perdão, você realmente precisa ter raiva do pecado, não da pessoa.

3° CULPA:  É uma fase importante, mas pode ser doente . No começo você culpa o outro, mas se meditar um pouquinho, vai encontrar culpa em você. Essa culpa ela deve ser iluminada pelo perdão e Misericórdia Divina . Vamos lembrar do círculo virtuoso do amor . Perdoar é amar.

Deus me amou por primeiro - Deus me ama .
Eu me amo - Perdoar é amar
Perdoo porque amo a Deus

Uma pessoa que não consegue liberar o perdão, está esquecido de sua condição de pecador perdoado . Se você está com dificuldade de perdoar, você está com problema de memória, você está fixado na raiva e na culpa, você só lembra o mal, do que a pessoa fez , ou você só lembra do seu pecado, não lembra do perdão de Deus na Cruz dado a você. Raiva e culpa são paixões, sentimentos, não pode parar aí.

4° BARGANHA/ NEGOCIAÇÃO: Você começa a colocar um "SE" - Se fulano fizer isso , então eu perdôo. Essa fase é de quem não quer liberar o perdão gratuitamente.

5° PERDÃO: Nessa fase o perdão é dado sem condições. O perdão verdadeiro é gratuito e brota de Deus

No processo de perdão, todas essas fases colocadas acima, elas são dinâmicas, vai de baixo para cima ou de cima para baixo e pode até acontecer tudo ao mesmo tempo.

Peçamos a Deus a Graça de amar. Inclua Deus como parceiro nessa sua luta para perdoar, dobre a sua vontade na vontade de Deus, essa Graça só acontece numa vida de oração.

Coragem, entre nessa luta Espíritual libere o perdão. Bem aventurado os misericordiosos porque alcançarão a misericórdia( Mateus Capítulo 05)
Sede Misericordioso como o Pai é Misericordioso ( Lucas Cap 06)
Perdoe mesmo que a pessoa não mereça, perdoe porque Cristo merece."

Deus o abençoe!
Pe. Paulo Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se conheça!

Já a alguns anos  procuro o auto conhecimento. Estudar sobre os temperamentos tem  ajudado  bastante a responder a pergunta - Quem sou eu?  ...