terça-feira, 18 de dezembro de 2018

A Graça e às graças de Jesus

Pérolas da Pregação Padre Duarte Lara

Resenha: Ana Clívia Teixeira Nunes

A Graça e as Graças de Jesus.
Uma pequena letra faz muita diferença.
É por Graça que fostes salvo.
Foste salvo gratuitamente mediante a FÉ,
isso não provém de vossos méritos é puro Dom de Deus para que ninguém se glorie.
Todos sem exceção fomos salvo pela Graça de Deus .
A Graça de Deus é fundamental e decisiva, sem a Graça de Deus estamos perdidos e hoje pouco se fala sobre isso.
O Papa Francisco em seus escritos e em suas homilias tem nos recordado o perigo  de  duas heresias que sempre estão presentes, duas  tentações grandes em todos os tempos:

A heresia do Pelagianismo que é pensar que pelo nosso esforço, pelas  nossas obras podemos alcançar o Céu. Só que pelas nossas forças somos incapazes de vencer o pecado.
A heresia do Gnoticismo pensar que a salvação vem pelo conhecimento, se eu souber serei Santo , serei Salvo . Conhecimento é bom, mas é insuficiente . Somos salvo pela Graça,  cursos, conhecimento não te dá a Graça.
A Graça de Deus eu encontro nos Sacramentos: no Batismo, na Confissão, na Eucaristia.
Deus nos criou para vivermos para sempre com Ele, somos destinados a entrar numa comunhão com a Santíssima Trindade, o Céu é isso.
O pecado rompeu a nossa amizade com Deus e por nossas forças não conseguimos restabelecer essa amizade com Deus. A comunhão que o pecado destruiu não se restabelece com as próprias forças, ou seja não existe auto-salvaçao , todos precisamos da Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, sem excessão, Ele é o Salvador de toda a humanidade- Por si mesmo e por suas próprias forças, não há ninguém que se liberte do Pecado. Acorda para Jesus, sem Jesus, sem a Graça de Jesus, sem o Espírito Santo não tem ninguém que possa vencer o Pecado.
O que é a Graça de Deus?
A palavra Graça em grego vem da raiz  da palavra caris, a mesma da palavra caridade e carisma, então Graça tem a ver com caridade e tem a ver com carismas.
Não é simples definir a Graça de Deus, no nosso Catecismo temos cinco definições que nos ajudam nessa compreensão.

2003 - A Graça é um Dom do Espirito Santo que nos justifica e nos santifica.  É o Espírito Santo que nos tira do pecado e nos enche de Deus.

1996- Graça é o socorro, o favor gratuito que Deus nos dá a fim de respondermos ao seu chamamento. Pela Graça somos filhos de Deus participantes da natureza Divina. Pela Graça nós temos em nós a vida, diz   São João Evangelista.
A comunhão com Deus já começa nessa vida, pós  morte é um prolongamento dessa união com Deus, isso se você morrer na Graça de Deus, se você morrer fora da Graça de Deus  você vai para o inferno - cuidado.
O dia mais triste da sua vida foi o dia que você cometeu um Pecado Mortal e ficou sem a Graça de Deus.
O dia mais lindo da sua vida foi o dia do seu Batismo, no dia do seu Batismo o Pai, o Filho e o Espírito Santo tomaram posse da sua alma e eles vão ficar se você permanecer na Graça.
A Graça é uma participação na vida Divina.
O Batismo nos lava espíritualmente e nos dá vida.
A Graça Santificante é um Dom habitual, permanente e estável. Graça Santificante tudo faz com Deus , em Deus e por Deus, até às atividades mais cotidianas e rotineiras.
Existe uma distinção entre a Graça e as graças . A Graça é Dom do Espírito Santo que nos justifica e nos Santifica . As graças são fins gratuitos , benefícios que Deus nos dá e que às vezes recebemos até em pecado porque Deus nos ama, uma cura por exemplo é uma graça de Deus que você pode merecer ou não.
As pessoas normalmente estão procurando mais as graças do que a Graça e isso é triste, nós corremos atrás das gracas da cura, do emprego,  problemas na família, mas estamos pouco preocupados com a Graça que nos faz templo de Deus  que nos faz estar em comunhão com Deus e isso significa que nossa vida, nosso coração precisa de conversão. Você anda três mil km para buscar uma graça, mas não anda  5km para fazer uma confissão, não é pecado procurar as graças mas, não está certo colocar isso em primeiro lugar no nosso coração, em primeiro lugar deve estar a nossa comunhão com Deus, isso é o que devemos buscar com todas as nossas forças o resto vem depois, a maior Graça é receber a Graça de Deus na sua alma , é sair do pecado, peçamos a Jesus que converta os nossos corações.

Virgem Maria não permitais que eu viva nem morra em Pecado Mortal. Em Pecado Mortal não ei de viver nem morrer, porque a Virgem  Maria me a de valer.

Quem morre na Graça de Deus vai para o Céu.
Nossa Senhora tem nos pedido muitas vezes, a confissão frequente. A Virgem Maria diz que não existe nenhuma pessoa no mundo que não precise se confessar pelo menos uma vez por mês, se queres ser perfeito se confesse toda semana, normalmente quem se confessa com frequência não tem pecados mortais, tem só pecados veniais, a Igreja nos encoraja a confessar também os pecados veniais, todo Pecado por menor que seja ofende a Deus, você ama a Deus e não quer ofende-lo nem em coisas pequenas, o pecado venial repetido com frequência nos leva ao Pecado Mortal, a confissão frequente nosso leva mais rápido a Deus.
Qual o seu maior desejo?
A sua resposta deve ser - viver unido a Deus sempre, São Paulo diz' já não sou eu que vivo é Cristo que vive em mim, o meu maior desejo é ser uma só coisa com Jesus.
Precisamos reorientar as nossas prioridades, precisamos converter o nosso coração.

Vamos orar:

Senhor Jesus, humildemente eu te peço que me concedas a Graça de viver e morrer em comunhão contigo. Queto ir para o Céu. Quero amar-te cada vez mais. Quero defender essa amizade contigo. Quero lutar contra o pecado que destrói essa amizade, que me separa de ti. Defende-me Senhor  das ciladas do inimigo, dos seus ataques, das suas tentações tantas vezes tão sutis , tão perigosas, mascaradas de bem, mas cheias de veneno. Defende-me Senhor quero viver e morrer em união contigo

Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se conheça!

Já a alguns anos  procuro o auto conhecimento. Estudar sobre os temperamentos tem  ajudado  bastante a responder a pergunta - Quem sou eu?  ...