terça-feira, 18 de dezembro de 2018

As cegueiras da nossa vida

O despretensioso jeito de plantar, eram galhos a beira do caminho.
Eu plantei, cuidei , ficou lindo!

Hoje a reflexão é sobre os tantos momentos de cegueira da nossa vida .

Por : Dom Henrique Soares

" Bartimeu é um cego sem nome
Bartimeu é filho de Timeu.
Bar em aramaico é filho.
Ele era um cego danado, traquino porque ele estava a beira do caminho , ele escuta um barulho, uma zoada e pergunta o que é aquele barulho e às pessoas próximas dizem a ele que é Jesus
Ele não perde tempo e começa a gritar: - Filho de Davi, Jesus tem piedade de mim!
Observe que ele ao dizer - Filho de Davi -  já é afirmando, eu creio, ele é o Messias.
O pessoal manda ele se calar?
Por que mandam ele se calar?
Porque o povo que está ali é cego, eles não acreditam em Jesus, estão ali por curiosidade .
O cego grita mais ainda - Filho de Davi tem piedade de mim!!
A atitude de Jesus é muita linda. Certamente, rodeado de uma multidão barulhenta, que lhe empurrava , mas Jesus escuta aquele que grita das profundezas da sua miséria .
Jesus para e diz- chame o cego.
E dizem bonito: - coragem ELE te chama.
O cego dá um pinote, um pulo, olhe como é bonito, o cego deixa a capa, ou seja deixa tudo .
Se o cego ficasse agarrado na capa, teria perdido o encontro com Jesus .
Jesus pergunta: - o que tu queres de mim? Que queres que eu te faça?
Jesus é um homem muito delicado, muito educado.
É preciso dizermos o que queremos a Jesus, creio que isso lhe dá consciência do que você realmente quer e mais ainda lhe dá responsabilidade pelo pedido
Jesus nunca fez Pastoral de massa, Jesus queria encontrar pessoas
Nessa conversa íntima com Jesus o cego diz: Senhor que eu possa ver novamente. Ou seja, teve um tempo que o cego enxergava, mas ficou cego .
Jesus diz: vai a tua Fé te salvou
O cego desobedece Jesus, ele não vai, ele entende, não vai, fica e  segue Jesus.
O que é ser Cristão?
É ser cego até o dia que encontra Jesus.
Um dia encontramos Jesus no caminho da vida .
No Batismo nossa cegueira foi curada. Antigamente o Batismo era chamado Sacramento da Iluminação, por isso se coloca uma vela , iluminando para seguir Jesus pelo caminho.
Para onde Jesus vai?
Para Jerusalém para morrer crucificado.
Tudo em Jesus é muito bonito "

Dom Henrique Soares
Resenha: Ana Clívia Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se conheça!

Já a alguns anos  procuro o auto conhecimento. Estudar sobre os temperamentos tem  ajudado  bastante a responder a pergunta - Quem sou eu?  ...